Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A nova onda da expressão artística?

Na semana passada, ouvi de uma importante pensadora da fotografia contemporânea que a próxima vertente importante na arte nos será trazida pela linguagem publicitária.
Como todos nós sentimos, vemos e ouvimos, estamos num período muito conturbado das manifestações artísticas, onde o vale-tudo da arte contemporânea já não nos satisfaz completamente. Estamos na iminência (que ainda pode demorar décadas pra acontecer, mas em um contexto histórico tá aí na nossa porta) de uma grande transformação no que chamamos de arte. Pessoalmente eu acho ótimo, porque pra mim já basta de reapropriações, releituras e outros res.
Já passamos por um perído onde a arte representava a igreja, a nobreza, o proletariado, o politicamente engajado, as condições socias, o cotidiano e agora é praticamente um grande big brother... Me pergunto o que mais a arte poderia representar? O que me vem a cabeça é o que não existe. Aí concordo que a próxima onda possa vir mesmo da publicidade, principalmente porque livre das amarras da arte "acadêmica" é a linguagem que hoje em dia está mais inventiva, mais experimentalista e, historicamente, o que se engaja morre e o que experimenta acaba se desenvolvendo e surgindo como força expressiva.
Nesse contexto acho que as imagens manipuladas vieram pra ficar, sejam elas fotográficas ou ilustrativas.

Um site que eu gosto muito e tenho certeza de que quem gosta de imagens manipuladas vai gostar também, é o One Eyeland  http://www.oneeyeland.com/index.php

Se isso será ou não verdade, o tempo dirá...


 

2 comentários:

Marcelo Maurício disse...

Eu também já estou farto dessas releituras, reapropriações e outras res. A única re que eu apóio é a Re Lepage.


...


...


...


Tá. Esqueçam. Eu não disse nada. Sei que esta foi demais por hoje. É só fingir que não leram.

Re Lepage disse...

Marcelo, não dá pra ignorar seu comentário rsrsrsrs Aliás achei extremamente pertinente rsrsrs